Just Makeup & Basics - Correctores

Olá meninas e meninos,

dando continuidade à rubrica do blog Just Makeup & Basics, trago-vos mais um post, desta vez sobre correctores. Espero que com este post consigam aprender um pouco mais sobre os correctores. Devo salientar que não sou expert na área, e todos os conhecimentos que vos vou transmitir, fui aprendendo com o tempo, através da minha experiência, ou então com outras meninas.


Todas as mulheres têm imperfeições, manchas, borbulhas, marcas, olheiras, vermelhidão que querem disfarçar, e o corrector é o perfeito aliado para atingir esse fim. Este tema, é para mim, um dos mais importantes na maquilhagem, porque permite disfarçar todas as imperfeições indesejadas e deixar a pele bonita e unificada, que é meio caminho andado para uma boa maquilhagem.

O que é o corrector?
Produto líquido, cremoso ou em pó (minerais) que ajuda a disfarçar e corrigir as imperfeições da nossa pele. Normalmente tem uma tonalidade que se aproxima do nosso tom de pele, mas também existem correctores de cores diferentes (rosa, verde, salmão), que ajudam na correcção da cor do nosso rosto.

Que tipo de corrector escolher?
Devem sempre escolher um corrector que seja adequado às necessidades da vossa pele, seja em termos de correcção ou tipologia de pele.  

Se têm a pele jovem com poucas imperfeições, devem optar por um corrector que seja leve e que tenha pouca cobertura. Podem optar pelos correctores iluminadores, que corrigem e ao mesmo tempo iluminam o vosso olhar. Se por outro lado, têm uma pele com muitas imperfeições, devem utilizar um corrector que tenha mais cobertura, mas que não fique pesado na pele. 


1- Corrector Boujois Helthy Mix 
2- Corrector Make B. 4 em 1
3- Corrector NYX 
4- Corrector Mineral E.L.F.
5- Corrector Pro Longwear Mac
6- Corrector Boi-ing da Benefit


1- E.L.F. Under Eye Concealer and Highlighter
2- The Body Shop Lightening Toutch
3- Cliniqye Airbrush Concealer
4- YSL Touche Éclat
5- Flash Iluminador Make B.

Para que serve a correcção de cor?
Muitas são as marcas que nos apresentam paletas de correctores com diferentes cores. Normalmente existe sempre um tom verde, um tom rosado e 2 ou 3 tons de pele. Os tons mais utilizados normalmente para fazer correcção, são os verdes, os rosas e o salmão, porque são cores que ajudam a camuflar os tons avermelhados e azulados que temos nas olheiras e no  nosso rosto. Desta forma, o tom verde é muitas vezes utilizado para contrariar a vermelhidão e os tons rosados para contrariar os tons escuros e azulados que muitas pessoas têm na zona das olheiras. Esta correcção deve ser feita sempre antes de colocarmos a base, e só depois da base aplicada colocamos o corrector com o tom semelhante ao nosso.


1- Paleta de 15 Correctores
2- Corrector 3 em 1 Essence
3- Corrector Allround Catrice 
4- Correctores L'oreal Secrets 
5- MUFE Paleta de Correctores

Quem tom de corrector escolher?
Normalmente deve-se sempre escolher um corrector do tom da vossa pele para utilizarem nas imperfeições do rosto (borbulhas, manchas, marcas) e um corrector com um tom mais claro para a zona dos olhos (olheiras). Deve-se utilizar um tom mais claro na zona dos olhos porque irá ajudar a abrir e iluminar a zona escura da olheira.

Como aplicar corrector?
Uma das questões que mais se coloca quando se fala de correctores é: Deve-se aplicar antes ou depois da base? Eu já ouvi muitas pessoas defenderem as duas opções, e penso que qualquer uma é viável. Eu pessoalmente prefiro aplicar o corrector depois da base, e se tiver necessidade corrijo as minhas olheiras com um tom rosado antes de aplicar a base. 

O corrector deve sempre ser aplicado em quantidades pequenas, e com movimentos suaves principalmente na zona mais sensível dos olhos. Se tiver a pele madura, deve evitar utilizar correctores muito espessos ou cremosos na linha dos olhos, pois irá acumular nas suas linhas. O corrector deve sempre ser selado com pó,  para evitar que se acumule nas linhas finas e também para que dure o dia todo. 



Existem várias ferramentas que podemos utilizar para aplicar o corrector. Podemos utilizar os nossos dedos, na maioria dos casos é sempre a melhor opção porque ajuda a aquecer o produto e a espalha-lo na pele. Mas se não gostam de utilizar as mãos, têm sempre a opção dos pincéis. 

Se a área que estiver a corrigir é pequena, pode utilizar o pincel de corrector F70 ou F75 da Sigma. Se, por outro lado,  tiverem grandes áreas para corrigir, devem utilizar um pincel de corrector que seja ligeiramente maior como o F65 da Sigma. 

Como sabem eu tenho olheiras bastante escuras e fundas, e tenho sérias dificuldades para encontrar um corrector que me ajude a corrigir essas imperfeições. Neste momento estou a utilizar dois correctores, que até hoje foram os que resultaram melhor comigo. Para fazer a correcção, tenho gostado muito de usar a paleta da Catrice, e para corrigir as minhas olheiras tenho usado o corrector 4 em 1 d' O Boticário.

Espero que este post vos tenha sido útil e que tenham gostado. Se quiserem ver os restantes posts desta rubrica que já fiz, cliquem aqui. Se tiverem alguma dúvida digam nos comentários.

E vocês meninas e meninos, também têm problemas em encontrar o corrector certo? Como costumam corrigir as vossas imperfeições?

8 comentários :

  1. Adorei o post! :)

    http://lipglossgirly.blogspot.com/2012/02/facebook.html

    ResponderEliminar
  2. O post vai ajudar-me imenso, corretor é sempre onde tenho mais duvidas.
    Obrigada
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. É a parte da maquilhagem que mais invisto, achei um óptimo post !
    Confesso que não trabalho bem com correcção de cores : /

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Tenho que te agradecer pelo post, porque na verdade "sofro" o mesmo problema,as minhas olheiras são bastante carregadas (são hereditárias) e até ao momento nunca encontrei nenhum corretor que gostasse, irei experimentar o que indicaste, só tenho uma dúvida, eu tenho a pele seca e tenho a sensação que os correctores em palete como da catrice secam me mais a zona das olheiras, daí ter optado sempre pelos líquidos. o que achas?

    ResponderEliminar
  5. Como procuro "o" corretor, creio que vou optar pelo bourjois healthy mix, pois tenho lido maravilhas desse produto. Agora tenho uma dúvida: sendo este produto de cor única e o corretor devendo ser da cor da nossa pele, como sei que estou a fazer a compra ideal para mim?

    ResponderEliminar
  6. Leo
    O corrector da bourjois, não tem muita cobertura, mas é optimo para quem quer um acabamento mais natural. No entanto, este corrector está disponível em várias cores, logo poderás sempre escolher um que seja um pouco mais claro que o teu tom de pele.

    liveandbehappy
    é um problema que a mim me toca particularmente porque também tenho esse problema. Se tens a pele seca, provavelmente é melhor optares pelos correctores líquidos, eu aconselharia o da boticário e deixaria o da catrice porque poderá acumular nas linhas. Mas é tudo uma questão de experimentares.

    Miss Bad
    Obrigado nina, espero que tenha ajudado alguém. Eu também raramente faço correcção de cores, só quando mesmo necessito. Por vezes a simples correcção é necessária.

    Luisa Fantasminha
    ainda bem que pude ajudar nina :)

    lipglossgirl
    Obrigado nina :)

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  7. Excelente post, muito completo ;) descobri o teu blog hoje e tenho estado a lê.lo todinho!!! só tenho uma coisinha a apontar: o touche eclat não é um corrector, mas sim um iluminador, no entanto é uma confusão muito comum x) beijinho *

    ResponderEliminar
  8. Roxemary
    Ohh obrigado nina:) Fico muito contente que tenhas achado útil, porque é mesmo esse o objectivo :) Espero que gostes da tua "estadia" por este nosso cantinho :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar