Just Makeup & Basics #1 - Cuidados de Rosto

Olá meninas,

então aqui estamos para o primeiro post da nova rubrica aqui do nosso cantinho. Para quem não sabe, ou não acompanhou a evolução desta ideia, basicamente esta rubrica falará de todos os básicos de maquilhagem. Esta rubrica deverá acontecer uma vez por semana provavelmente todas as quintas feiras, podendo por vezes ser alterada. Eu  fiz uma pequena sondagem na altura que tive esta ideia, para vocês me ajudarem a escolher o nome da nova rubrica, e com uma clara maioria dos votos acabou por ficar "Just Makeup & Basics".

Eu notei que apesar de falarmos de maquilhagem todos os dias nos nossos blogs, por vezes esquece-mo-nos que temos seguidoras mais novas que estão agora a entrar para este mundo e que nem todas as pessoas sabem para que servem determinados produtos ou como se aplicam. Assim sendo resolvi criar esta rubrica, onde irei tentar mostrar-vos e falar um pouco de todos os produtos que se podem utilizar numa maquilhagem. Devo salientar, que eu não sou nenhuma profissional e não tenho nenhum curso nem nada que se pareça de maquilhagem, tudo o que vos irei mostrar e falar aqui são apenas coisas que eu fui aprendendo com o tempo, por isso estes posts vão ter como base simplesmente a minha experiência como consumidora, leitora de blogs etc. É claro que vocês estão sempre convidadas a participar, na secção dos comentários podem sempre dizer a vossa forma de aplicar determinado produto que até pode resultar melhor do que a forma que eu o faço. Isto não é uma ditadura, e acho que é bom a  troca de opiniões para aprendermos umas com as outras.

Então para começar esta rubrica, na minha opinião, nada faria mais sentido do que começar por falar nos produtos de cuidado facial. Nenhuma maquilhagem pode ficar perfeita se não cuidar-mos da nossa tela, ou seja o nosso rosto. E não é só para quem se maquilha que estes cuidados são essenciais, todas nós mulheres devíamos ter um cuidado especial com a nossa pele, principalmente a da cara, pois é a que está mais exposta às agressões exteriores. Assim sendo, é necessário, aliás é imperativo que a nossa pele seja bem cuidada, ou seja que esteja limpa e hidratada.

Por isso o primeiro passo antes de se começar uma maquilhagem, passa pela limpeza e hidratação da pele. Estes cuidados de pele, podem variar consoante o vosso tipo de pele, mas o mercado já nos oferece variadíssimos produtos adequados à tipologia de pele de cada uma.  As marcas facilitam ainda mais o nosso trabalho, pois levam até ao cliente paks de produtos combinados para cada tipo de pele. Desta forma, todas nós sabemos que produtos utilizar. Independentemente do tipo de pele de cada uma, existem três passos básicos que todas devemos seguir, a limpeza a tonificação e a hidratação do rosto. 

Existe uma infinidade de marcas que nos oferecem produtos maravilhosos para a nossa pele no entanto eu vou apenas mencional algumas e aquelas que conheço mais. Para peles problemáticas e mais jovens a Clean & Clear e a Níveal são duas marcas, óptimas na minha opinião, que disponibilizam um conjunto enerme de produtos desde o gel de limpeza até ao creme hidratante.





Existem ainda outras marcas, como por exemplo a Avène e a La Roche Posay onde encontramos produtos faciais para todos os tipos de pele, desde a oleosa com tendência acneica, a seca e até a normal. São marcas normalmente receitadas por dermatologistas, logo a sua eficácia é bastante elevada.Tal como estas marcas, também a Clinique tem uma vasta gama de produtos, e um sistema de três passos que se pode adaptar a qualquer tipo de pele, seja ela seca, normal, sensível.

 


Para além dos três passos essenciais, a limpeza a tonificação e a hidratação, existem passos adicionais que podemos utilizar. Como por exemplo, cremes para olhos, água termal, máscaras etc. Como já referi, estes passos são fulcrais antes de se aplicar uma maquilhagem, pois o sucesso desta pode depender e muito do tratamento que damos à nossa pele. Se temos uma pele oleosa, é importante que se utilize um creme matificante para prevenir que a oleosidade apareça depois de colocar a base. Se temos uma pele seca, é muito importante hidratar a pele muito bem, para que depois de maquilhadas não tenhamos aspecto de uma pele ressequida.  Todos estes são passos essenciais para a nossa pele e um passo importantíssimo para quem aplica maquilhagem diariamente, pois a nossa pele ressente-se da aplicação constante de maquilhagem. Por isso meninas, toca a mimar a nossa pele para arrasarmos com a nossa maquilhagem.

Uff, este post foi grande, espero não ter sido demasiado "chata" e que este post seja útil para alguém. Digam-me o que acharam desta nova rubrica e dêem a vossa opinião nos comentários, pois só assim consigo melhorar.

7 comentários :

  1. Participa no meu 1º sorteio :)

    http://beauty-about-you.blogspot.com/2011/03/meu-1-sorteio.html

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. "...seguidoras mais novas que estão agora a entrar para este mundo e que nem todas as pessoas sabem para que servem determinados produtos ou como se aplicam."

    Sou uma delas :)

    E acho excelente a ideia da rubrica! Optima mesmo. Aposto que será útil para muitas pessoas

    ResponderEliminar
  3. ola =)

    concordo com tudo o que disseste .. que nos adianta fazer a make up perfeita com um rosto 'sujo' ??

    so tenho a acrescentar uma marca de produtos muito bons para a pele .. que é a URIAGE .. vendexe na farmacia .. é acessivel ate ...e e~h muito boa a marca .. e o resultado!

    bjinhos

    bom fim d semana

    ResponderEliminar
  4. gostei imenso =) acho que tens razão.
    eu comecei a utilizar maquilhagem em novinha porque tinha muitas borbulhinhas da idade e os malditos pontos negros (que ainda as vezes me perseguem), mas tive quem me ensinasse e ajudasse a cuidar da minha pele para depois a maquilhagem "esconder" as imperfeições... mas acredito que muitas meninas não tenham quem as "guie" pelos caminhos da maquilhagem e do cuidado da pele.
    um beijiinho*

    ResponderEliminar
  5. Obrigado meninas, ainda bem que gostaram da ideia, eu tento sempre ajuda-las e com os vossos comentários consigo realmente perceber o que posso melhorar e fazer mais para vos ajudar.

    Muito obrigado
    Beijinhos Grandes***

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Antes de mais aproveito para felicitar a digníssima escritora deste blog pelo trabalho desenvolvido com tanto afinco e dedicação!
    Sei que já venho algo atrasada a este post, mas a verdade é que, admito, até então pouca foi a importância que concedi à causa do embelezamento feminino (maquilhagem e afins, entenda-se) por falta de paciência e interesse... :X
    Contudo, e como nada dura para sempre, tenho vindo a reconsiderar essa opinião e eis chegada a altura da rendição: ok, eu quero cuidar de mim! (ainda vou a tempo, não vou?!?)
    Visto que sei tão pouco sobre este mundo da "arte facial", decidi começar pelo princípio, ou seja, informar-me sobre os primeiros passos a tomar antes de experimentar qualquer tipo produto e arriscar-me a fazer da minha cara um cenário da II Guerra Mundial e este foi o post ideal para evitar que essa desgraça pudesse suceder...
    Por isso, desde já muito obrigada!!!
    Prometo continuar a seguir o blog, agora com uma atenção redobrada... :)
    Beijinhos
    Kiki ♫

    ResponderEliminar